Crítica sobre o Blu-ray "Disney/Buena Vista - 147 Min." do filme "Sin City: A Cidade do Pecado":

Jorge Saldanha
Sin City: A Cidade do Pecado Por Jorge Saldanha
| Data: 08/08/2009

Em 2005 SIN CITY chegou como um dos filmes mais visualmente inovadores surgido nas últimas décadas. Os atores foram filmados quase que o tempo todo na frente de fundos verdes, com cenários criados em computador adicionados na pós-produção. A imagem é quase que totalmente em preto e branco, para reforçar o aspecto noir das histórias. O resultado visual ficou excelente, um misto de quadrinhos com filme policial de Humprey Bogart, e em Blu-ray ficou tão bom como no cinema. As cores são usadas apenas para realçar elementos específicos, como o vermelho dos lábios e do vestido de uma bela mulher (e, obviamente, do sangue), os tons sépias de um bar, o amarelo da pele de um assassino doentio, e por aí vai. O perfeito contraste destas cores com as fortes tonalidades do preto e do branco, assim como nas páginas de Miller, é impressionante. Tendo o filme sido rodado em vídeo de alta definição, a transferência anamórfica 1.85:1 (1080p/AVC MPEG-4), feita diretamente a partir da fonte digital, é simplesmente perfeita, livre de artefatos, ruídos ou filtros de conversão.

O áudio lossless original em inglês DTS HD Master Audio 5.1 (24-bit) é marcante, poderoso, estando à altura dos visuais do filme. Os canais frontais possuem grande separação, e os traseiros são muito bem utilizados por efeitos surround de balas e carros cruzando a sala. Os graves são profundos, e os diálogos, no canal central, sempre claros. Nas cenas calmas, a ambientação é imersiva, sendo claramente perceptíveis os “pequenos†sons que cercam o ouvinte. Os que gostam de dublagem ficarão felizes em saber que foi incluída uma faixa em português Dolby Digital 5.1 que, dentro das especificações do formato, possui qualidade muito boa. Também há uma faixa em espanhol DD 5.1, e as legendas estão disponíveis em português, espanhol e inglês.

Até por ter ficado devendo uma edição decente de SIN CITY em DVD no Brasil, devemos parabenizar a Disney por agora lançar, aqui, esta edição primorosa do filme que é idêntica à comercializada nos EUA – com dois Blu-rays de dupla camada (50Gb) trazendo vários extras e perfeitamente localizada para o nosso mercado. Quase tudo possui opções de legendas em português (dos menus aos normalmente esquecidos comentários em áudio – e aqui são dois!). Melhor que isso só se a distribuidora praticasse preços mais condizentes com os das concorrentes.