Crítica sobre o filme "Batman - O Cavaleiro de Gotham":

Jorge Saldanha
Batman - O Cavaleiro de Gotham Por Jorge Saldanha
| Data: 15/07/2008
Em 2003 a Warner lançou diretamente em DVD Animatrix, uma coletânea animada que antecedeu aos dois capítulos finais da trilogia Matrix, que chegaram aos cinemas ainda naquele ano. Cada história apresentava roteiristas, diretor (japonês) e estúdio de animação diferentes, e essa "visão anime" é considerada por muitos melhor até que os dois últimos filmes da franquia. Agora, com Batman, o estúdio decidiu repetir a fórmula, preparando o terreno para a aguardada seqüência de Batman Begins, Batman - O Cavaleiro das Trevas. Os seis desenhos deste Batman - O Cavaleiro de Gotham seguem o tom sério e sombrio dos filmes, e certamente agradarão aos fãs do Morcego e dos animes, porém certamente não se comparam aos longas dirigidos por Christopher Nolan. Também, a coletânea se afasta das séries animadas que vêm sendo produzidas desde os anos 90, seja no estilo de animação, seja no tom e ritmo das histórias, bem mais introspectivas e sombrias, com poucos - se bem que eficazes - momentos de ação. Reflexo, sem dúvida, do toque oriental dado ao universo de Batman. No entanto, como que fazendo uma conexão com essas séries, Kevin Conroy, que nelas dublou Bruce Wayne/Batman, desempenha aqui a mesma função.

Talvez o que mais prejudique a coletânea seja a duração excessivamente curta de cada segmento - tudo somado, temos pouco mais de 70 minutos. Na maior parte das vezes a história (que envolve acontecimentos anteriores à transformação de Bruce Wayne em Batman, ou fatos que fazem a transição entre Batman Begins e Batman - O Cavaleiro das Trevas) termina e ficamos desapontados, porque queríamos ver mais. Principalmente porque alguns estilos visuais são realmente fantásticos, e as histórias abordam aspectos do Morcego nunca antes explorados. Os episódios são:

• Eu Tenho Uma História Para Você - Escrito por Josh Olson, dirigido por Shojiro Nishimi e com a animação do Studio 4C, que também trabalhou num dos segmentos de Animatrix (o estilo é facilmente identificável). Baseada num episódio da série animada dos anos 1990, ela trata do aspecto "lenda urbana" do Batman, onde diferentes crianças narram um encontro que tiveram com ele - e em cada narrativa, o Morcego aparece de forma totalmente diferente. Até que, no final, ele aparece e revela a eles sua verdadeira aparência. Talvez por não gostar do estilo visual, foi o desenho que considerei mais fraco.

• Fogo Cruzado - Escrito por Greg Rucka e dirigido por Futoshi Higashide e com animação de Production I.G (Ghost in the Shell, Blood+). Os detetives Allen e Ramirez, da unidade especial do tenente Gordon, devem transportar um prisioneiro através da zona contaminada pelo gás do medo do Espantalho (como vimos em Batman Begins), onde se envolvem num confronto entre as gangues rivais do Russo e de Maroni. Desnecessário dizer que ambos são salvos por Batman, por quem cada policial tem opiniões diferentes - Ramirez o considera um aliado, enquanto Allen o vê apenas como um justiceiro que dá ordens a Gordon.

• Teste de Campo - Escrito por Jordan Goldberg, dirigido por Hiroshi Morioka e produzido por Bee Train (Tsubasa Chronicles, Noir). Lucius Fox cria para Wayne um dispositivo que cria distorções magnéticas, capazes de desviar a trajetória de uma bala. Isso permite a Batman, que não usa armas de fogo, que use uma espécie de escudo à prova de balas, que ele testa num novo confronto entre Russo e Maroni. Porém, apesar de eficaz, Batman questiona seu uso, já que uma das balas a ele dirigidas ricocheteia em seu escudo e fere gravemente outra pessoa. Este episódio possui um dos melhores designs do pacote.

• Esconderijos na Escuridão - Escrito por David Goyer, dirigido por Yasuhiro Aoki e produzido por Madhouse (Lodoss War). Pessoas sofrem alucinações com o gás do Espantalho, o que pode estar relacionado com relatos de visões de um crocodilo humano que vive nos esgotos. Nos subterrâneos de Gotham Batman confronta Killer Croc e o Espantalho, e como resultado ele fica drogado e ferido. O episódio mostra Bruce/Batman lidando com a dor, e é um dos que traz mais ação.

• Lidando com a Dor - Escrito por Brian Azzarello, dirigido por Toshiyuki Kubooka e mais uma vez com animação do Studio 4C. A história é focada no treinamento passado de Bruce para controlar a dor, que vemos em flashbacks enquanto Batman, ainda se recuperando dos ferimentos, retorna aos esgotos para terminar as investigações. O ritmo da trama aqui é bem mais lento, com as atenções todas voltadas à construção do personagem.

• Pistoleiro - Escrito por Alan Burnett, dirigido por Jong-Sik Nam e mais uma vez produzido por Madhouse. Com ritmo ágil e um visual bonito e forte, é o melhor episódio da coletânea. Deadshot é um pistoleiro de aluguel high tech que chega a Gotham para matar Gordon, o que obviamente atrairá Batman para a ação. O confronto de ambos no metrô é digno de um filme, e encerra Batman - O Cavaleiro de Gotham em seu ponto mais alto.