Crítica sobre o filme "Jornada nas Estrelas: A Nova Geração – 6ª Temp. ":

Jorge Saldanha
Jornada nas Estrelas: A Nova Geração – 6ª Temp.  Por Jorge Saldanha
| Data: 26/04/2008
A fase áurea de Jornada nas Estrelas: A Nova Geração, ocorrida entre a 3ª e a 5ª temporadas, estava se encerrando. Já com Gene Roddenberry falecido e havendo a definição de que a série terminaria com sete temporadas, os roteiristas aparentemente ficaram desanimados e o percentual de episódios ruins ou medíocres começou a se aproximar dos índices vistos nas duas primeiras temporadas. Apesar disso esta temporada traz momentos muito apreciados pelos fãs, e dá para considerá-la como sendo superior ao decepcionante sétimo ano que viria a seguir. Ela inicia com "Em Algum Lugar do Passado - Parte 2", que dá continuidade ao episódio final da temporada anterior no qual a tripulação retorna à Terra do século 19, em São Francisco, para salvar Data (Brent Spiner). Além de mostrar o escritor Mark Twain, é neste episódio que vemos como Picard conheceu Guinan (Whoopi Goldberg). No ótimo "Relíquias" o engenheiro Scotty (James Doohan), personagem da Série Original, faz uma participação que, ao final das contas, foi mais satisfatória que a de Spock (Leonard Nimoy) na quinta temporada. Neste que é, sem dúvida, um dos melhores episódios da temporada (e da série), Scotty, após ter passado décadas preso no buffer de um teletransporte, tenta se adaptar ao século 24, enquanto trabalha ao lado de La Forge (LeVar Burton) para salvar a Enterprise. E para mostrar as trapalhadas que os filmes da Nova Geração provocaram anos depois: no episódio, sem saber que havia ficado tanto tempo congelado, Scotty acha que a Enterprise foi resgatá-lo ainda sob o comando de Kirk – porém em Generations (1994) Scotty testemunha a pretensa morte de Kirk, o que nos faz deduzir que, a partir dali, ele só poderia considerar o capitão de sua Enterprise como morto.

Esta temporada teve dois episódios duplos. Em "Cadeia de Comando" Picard é capturado e torturado por um Cardassiano interpretado por David Warner é um episódio pesado, e também uma das melhores histórias do personagem depois de "O Melhor de Dois Mundos" e "Luz Interior". O segundo episódio em duas partes é "Direito de Nascença", onde Data e Worf descobrem mais detalhes sobre seu passado, e de quebra acontece um crossover com a série Jornada nas Estrelas: Deep Space 9, que iniciara no mesmo ano. Gostando mais de Data que de Worf, acho que a primeira parte é bem melhor que a segunda, que mostra Worf encontrando Klingons vivendo em paz com Romulanos.

O memorável vilão (?) recorrente Q (John DeLancie) faz duas aparições nesta temporada. A primeira em "Poder Absoluto", onde uma jovem (Olivia d´Abo), visitando a Enterprise, descobre que é uma Q. A segunda participação também é um dos melhores episódios de Q na série: em "Trama", Picard morre e Q lhe dá a chance de evitar o ferimento que causou sua morte, mas Picard aprende que sua impulsividade da juventude acabaria sendo indispensável na formação do homem que se tornou. Outros episódios, que valem a pena pelo menos pelo fator diversão, são "Por um Punhado de Datas" e "Navio na Garrafa" - ambos aventuras no holodeck. Thomas Riker, o duplo do Comandante Riker (Jonathan Frakes) surge em "Segunda Chance", e não podemos esquecer a pequena viagem no tempo de "Tempo, Tempo, Tempo", onde Picard, Troi (Marina Sirtis) e La Forge tentam salvar a Enterprise, que está congelada no tempo. A temporada se encerra com a parte 1 de "A Queda", episódio que seria concluído pelo primeiro da sétima temporada numa trama que, após "Eu, Borg", continuou o processo de tornar os Borgs cada vez menos ameaçadores.