Crítica sobre o filme "David Gilmour: Live at the Royal Albert Hall (Duplo)":

Robson Candêo
David Gilmour: Live at the Royal Albert Hall (Duplo) Por Robson Candêo
| Data: 17/12/2007
Vocalista e guitarrista do Pink Floyd, David Gilmour não sai em turnê desde 1994, ano da turnê do álbum do Floyd, Division Bell. Este espetáculo foi realizado no famoso Royal Albert Hall em Londres onde foi montado um palco com uma iluminação impecável. Excelente a performance dos músicos, destacando a excelente guitarra de Gilmour que faz grandes solos e os teclados de Richard Wright, seu ex-companheiro de Pink Floyd. Também vale dizer que Gilmour não toca somente gitarra.

A seleção traz as músicas do seu último álbum, On An Island, que chegou ao primeiro lugar na Inglaterra, e também clássicas do Pink Floyd. As canções trazem ótimas letras e algumas são longas, outras somente instrumentais, mas todas repletas de solos, e é um prazer aos ouvidos curtir esse maravilhoso som. O concerto foi dividido em duas partes. A primeira inicia com as clássicas "Breathe" e "Time", e então Gilmour executa uma sequência com todas as canções do álbum On An Island, com a presença de David Crosby e Graham Nash no vocal de duas destas canções, mas meu destaque vai para "Then I Close My Eyes", cheia de solos e com a presença de Robert Wyatt no trompete.

A Parte II inicia com uma das mais bonitas canções do Pink Floyd, "Shine on You Crazy Diamond", com seus incríveis solos e diferenciada pela participação da dupla Crosby e Nash auxiliando nos vocais; depois tem "Fat Old Sun" que é uma excelente canção do Floyd de dois tempos, que inicia lenta e termina no mais puro rock´n´roll. Na sequência vem a clássica "Come Back to Life", a excelente "High Hopes" do álbum The Division Bell e "Echoes" que tem mais de 20 minutos. A próxima é outra clássica, a linda "Wish You Were Here". De volta ao palco, Crosby e Nash cantam com Gilmour a clássica "Find The Cost of Freedom†e nas duas seguintes, quem participa é David Bowie que encerra o show com as canções "Arnold Layne" e "Comfortably Numb".