Por Robson Candêo
| Data: 07/02/2007
Uma das mais famosas bandas de rock progressivo dos anos 70, o Yes mantém até hoje o mesmo estilo sonoro. A banda britânica foi formada em 1968, lançando o primeiro álbum em 1969 no estilo psicodélico da época. Após álbuns lançados em 1970 e 71, eles já chamavam a atenção, começando a aparecer nas paradas do Reino Unido e começando a despontar nos Estados Unidos. Rick Wakeman, um mestre dos teclados juntou-se à banda e com ele, foram lançados dois álbuns, considerados os melhores do Yes, Fragile e Close to The Edge. O álbum Fragile inicia a fase progressiva da banda, deixando um pouco de lado o psicodélico. Em 1980, eles se separam, mas voltam em grande estilo em 1983, com o hit “Owner of a Lonely Heartâ€. Eles lançaram álbuns durante os anos 80 e 90 e em 1996 Rick Wakeman volta ao grupo. A banda teve inúmeras formações, mas continua viva e com fãs por todo o mundo até hoje.
Este show acústico da banda foi transmitido via satélite de um estúdio de Los Angeles para 25 salas de cinema simultaneamente. O lugar é pequeno, aconchegante e com ótima iluminação. Há um público pequeno que ajuda a dar o clima de show ao vivo. O show apresentado é acústico mesmo, sem guitarras e sintetizadores. Rick Wakeman, o mago dos teclados, por exemplo, está ao piano! As músicas são ótimas e os novos arranjos acústicos agradam até os que torcem o nariz para o rock progressivo do Yes. A banda dispensa comentários.
São grandes músicos e no inÃcio do show já dá para perceber isso quando eles começam a tocar “Tiger Rag†que é um aquecimento do grupo. Na sequência vêm a ótima "Long Distance Runaround". Em "South Side of The Sky", Rick Wakeman faz um ótimo solo de piano. Também tem "Show Me" que é outra grande cançãoâ€, "Roundabout" que é um dos sucessos do grupo presente no show, seguida por "Time is Time". O show encerra muito bem com "I´ve Seen All Good People".