RESENHA CRTICA: O Quebra-Cabea (Puzzle)

No sei se existe um pblico grande e feminino o suficiente para atingir uma audincia interessada neste filme britnico modesto e discreto, que no chega a ser comdia ou romance

14/11/2018 23:03 Por Rubens Ewald Filho
RESENHA CRÍTICA: O Quebra-Cabeça (Puzzle)

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

O Quebra-Cabeça (Puzzle)

Inglaterra, 18. Direção de Marc Turtletaub. Roteiro de Polly Mann, Oren Moverman, baseado no filme argentina Rompecabezas. De Natalia Smirnoff.Com Kelly McDonald, David Denman, Daniel Stewart Sherman, Irfan Kahn, Liv Hewson, Austin Abrams, Bubba Weller.

Não sei se existe um público grande e feminino o suficiente para atingir uma audiência interessada neste filme britânico modesto e discreto, que não chega a ser comédia ou romance. Fica num meio termo bobinho e com pouco humor, onde até um possível romance acaba passando em branco. Por isso prevejo poucos dias para a carreira deste filme de Marc Turtletaub (Sem Segurança Nenhuma, Pequena Miss Sunshine) com a atriz escocesa Kelly McDonald, ainda que indicada 3 vezes ao Globo de Ouro (outra figura meio neutra e tranqüila demais, de Assassinato em Gosford Park , T2 Trainspotting e Onde os Fracos Não Tem Vez). Uma curiosidade: essa mesma história já havia sido feito na Argentina, mas inédito aqui, baseando-se no livro original, Rompecabezas, 09, de Natalie Smirnoff, inédita aqui. Com Maria Onetto. Ganhou melhor filme do ano pelos críticos e depois roteiro em Cartagena. Certamente tinha mais vida e graça nessa versão do que na atual.

A história se passa numa cidade discreta onde vive Agnes, uma mãe suburbana de dois filhos e um marido banal, que entediada em não compreender seus filhos se interessa em jogar e solucionar quebra-cabeças se envolvendo com um outro fã do jogo, no caso um indiano. O filme foi premiado em Deauvile, de público, Heartland, como filme comovente!

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de “ramos Seis” de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionrio de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.

Linha
Todas as mterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantm voc conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar voc pode compartilhar suas preferncias, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se j!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro