RESENHA CRTICA: Logan Lucky - Roubo Em Famlia (Logan Lucky)

Tem um aspecto de j visto, de um esforo de fazer humor que nunca se realiza

20/11/2017 15:44 Por Rubens Ewald Filho
RESENHA CRÍTICA: Logan Lucky - Roubo Em Família (Logan Lucky)

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

Logan Lucky - Roubo Em Família (Logan Lucky)

EUA, 17. 1h58 min. Direção de Steven Soderbergh. Roteiro de Rebecca Blunt (primeiro trabalho dela). Com Channing Tatum, Adam Driver, Daniel Craig, Katie Holmes, Riley Keough, Seth McFarlane, Daniel Craig, Jack Quaid (filho de Meg Ryan), Brian Gleeson, Katherine Waterston, Sebastian Stan.

Depois de fazer uma grande quantidade de filmes para cinema e séries de TV (41 projetos até o momento) o premiado com Oscar e Palma de Ouro resolveu tirar umas férias e passou praticamente três anos fora do trabalho para retornar com este filme aqui (em parte por causa de sua amizade com o ator Tatum, com que já trabalhou e assina como coprodutor). Desde Minha Vida com Liberace (13). E novamente reunindo um elenco de gente famosa e amigos as vezes em papeis pequenos. Basicamente uma comédia (de poucas risadas) naquele estilo de humor sulista, que não funciona muito no exterior mesmo quando importa com o prestígio do seu nome, atores fazendo diferente e com sotaque estranho (o caso de Daniel Craig, que não chega a convencer muito). Mesmo Tatum está envelhecendo demais e perdendo o brilho.

Mas ainda assim o filme não foi muito mal nos EUA (por volta de 26 milhões) apesar do ritmo lento e a narrativa arrastada estranha para uma comédia de assalto. Será culpa do sotaque? Enfim, é interessante porque Steven quis ter controle criativo sobre o filme, fugindo dos estúdios, conseguindo uma distribuição fora do comum, levantando o orçamento no exterior, e depois já fechando os diretores de cinema vendendo para a HBO, Netflix, VOD, TVs e aviões. Com tudo já pré-pago, mesmo se fosse um lucro de 15 milhões já estaria pago.

De qualquer forma, acho o trabalho do diretor irregular, alternando trabalhos apenas curiosos, com outros notáveis e vários descartáveis (está fazendo agora Oito Mulheres e um Segredo, versão feminino de Ocean´s Eleven, a série de TV Godless, o telefilme Mosaic e o Panama Papers Project). Neste caso ficamos num meio termo no que vem a ser basicamente uma aventura sobre uma quadrilha de mal-sucedidos caipiras rurais que resolvem participar de assalto, diante da crise financeira (Tatum perdeu o dinheiro). Ele é Jimmy Logan (O Sortudo, Lucky), ex-jogador de futebol que se junta ao irmão Clyde (veterano militar que perdeu parte de braço em combate, no papel o Adam Driver, também mal aproveitado). Decide também chamar a irmã Kellie (Keough), dois irmãos jovens de Joe e principalmente a curiosidade do filme que é a presença de Joe Bang (Craig tenta muito em vão fugir de James Bond).

Tem razão os críticos que não desprezaram o filme, mas chamaram a atenção para seu aspecto de já visto, de um esforço de fazer humor que nunca se realiza. Nem mesmo com piada sobre Game of Thrones. Ah, como sempre Steven é o diretor quem também usou o pseudônimo passando pelo diretor de fotografia, Peter Andrews. Mas não vai para o melhor de sua carreira.

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de “ramos Seis” de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionrio de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.

Linha

relacionados

Todas as mterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantm voc conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar voc pode compartilhar suas preferncias, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se j!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro