RESENHA CRTICA: As Duas Irenes

Peo ateno especial para este filme delicado e bonito que foi uma das consagraes no Festival de Gramado

13/09/2017 08:28 Por Rubens Ewald Filho
RESENHA CRÍTICA: As Duas Irenes

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

As Duas Irenes

Brasil, 17. Direção e roteiro de Fabio Meira. Com Marco Ricca, Priscilla Bittencourt, Isabella Torres, Ines Peixoto, Maju Souza, Susana Ribeiro, Teuda Bara.

Peço atenção especial para este filme delicado e bonito que foi uma das consagrações no Festival de Gramado deste ano levando os prêmios de roteiro, ator coadjuvante (Marco Ricca), direção de arte, prêmio da crítica. O problema é unicamente o fato de que o espectador tem fugido dos bons filmes brasileiros, talvez por falta de grana! A questão é que praticamente todos os lançamentos recentes não foram bem de público. Mas todos são recomendados. Como os Nossos Pais é muito bom e deve atingir particularmente as mulheres. Bingo foge da biografia convencional e inventa uma história de um falso palhaço que trabalhou no SBT mas a direção é inventiva, o protagonista está ótimo e a plateia que eu participei estava lotada. E o simpático, humano e musical filme do João, o Maestro estava também lotado com senhoras que apreciam esse tipo de projeto.

O jovem Meira estudou cinema na Escola de Cuba e este é seu primeiro longa-metragem de ficção. Fiquei encantado em encontrar uma narrativa simples e poética, passada no interior do Brasil numa família tradicional, nem pobre nem rica. A figura central é a garota de 13 anos, ainda mal adolescente que descobre que há algo de diferente, de estranho com ela. Discretamente começa a espionar e aos poucos descobre que o pai tem outra família, de que ninguém comenta. E ainda por cima a menina da mesma idade também tem o mesmo nome. As duas chegam mesmo a serem amiguinhas. Mas a vida é assim mesmo repleta de segredos e mentiras.

Sem escândalos, exageros, é uma joiazinha discreta, afetuosa, encantadora. Experimente conhecer.

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de “ramos Seis” de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionrio de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.

Linha
Todas as mterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantm voc conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar voc pode compartilhar suas preferncias, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se j!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro