RESENHA CRTICA: Comeback - Um Matador Nunca se Aposenta

Aqui est um filme policial urbano de um diretor pouco conhecido estrelado pelo j saudoso Nelson Xavier

28/05/2017 13:18 Por Rubens Ewald Filho
RESENHA CRÍTICA: Comeback - Um Matador Nunca se Aposenta

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

Comeback - Um Matador Nunca se Aposenta

Brasil, 17. 1h29. Direção e roteiro de Erico Rassi. Com Nelson Xavier, Wellington Abreu, João Abreu, Eucir de Souza, Marcos de Andrade, Everaldo Pontes.

A safra deste ano do cinema brasileiro foi tão infeliz que ainda estou procurando ver apenas os projetos mais promissores e interessantes, ainda que a julgar pela presença do público na sala o resultado esteja sendo mal sucedido. Aqui está um filme policial urbano de um diretor pouco conhecido vindo de Anápolis e depois de apenas um curta ganhou 2 prêmios no Festin de Lisboa. Teve a coincidência de estrear poucos dias depois do falecimento do protagonista do filme o grande Nelson Xavier, que sofria de um câncer que não o impediu de continuar trabalhando com brilhantismo. Era amigo e admirador desse grande ator, que teve interpretações notáveis durante uma longa carreira e fico contente de vê-lo nesse trabalho interessante e equilibrado (embora pudesse discutir o titulo do filme que é usado na história, já que o velho pistoleiro agora estaria tendo um “comeback” um retorno, palavra importada que duvido muito que fosse usada por gente tão do povo.

Enfim, é a historia de um homem de idade, amador, que é um pistoleiro aposentado que presta pequenos serviços ao chefão da região num trabalho que com frequência está cheio de desrespeitos e incompreensão. Sua vida é ilustrada por um livro de recortes que seriam todos os crimes e assassinatos que ele cometeu durante a vida profissional. E que apresenta sempre com o orgulho. Também tem um parente no hospital muito doente e dois sujeitos que pediram para ele conseguir duas ou três metralhadoras (e praticamente nada de mulher). Tudo caminha devagar (e tem a ajuda também de um pistoleiro jovem e rebelde) até quando o velho chega à conclusão de que tem mesmo que fazer seu retorno ...

Nelson interpreta tudo de forma discreta, sem exageros alias num elenco de quase todos desconhecidos por aqui, mas que são verdadeiros e convincentes, ainda que como costumeiros assassinos (o chefão resolve reformar o campinho de futebol do bairro e melhorar a região /periferia). Num baixo orçamento sempre convincente. Quase faroeste (o pôster faz pensar nisso) ainda assim poderia ou deveria ter um final/conclusão mais empolgante.

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de “ramos Seis” de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionrio de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.

Linha
Todas as mterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantm voc conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar voc pode compartilhar suas preferncias, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se j!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro