Jarmusch em Grande Forma

Paterson (Paterson; 2016), do norte-americano Jim Jarmusch, é um choque do cotidiano dentro do habitual cinema que vemos nos cinemas neste século XXI

23/05/2017 15:19 Por Eron Duarte Fagundes
Jarmusch em Grande Forma

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

 

Paterson (Paterson; 2016), do norte-americano Jim Jarmusch, é um choque do cotidiano dentro do habitual cinema que vemos nos cinemas neste século XXI. Mesmo certos filmes de aparência realista, um realismo de literatura do século XIX, como aqueles do também americano Woody Allen, não têm o poder de chocar e inquietar o público como crônica estranha do patético de vidas ordinárias realizada com seu sarcasmo oculto por Jarmusch.

É uma surpresa para o observador atual. Certos textos sobre o filme, ainda que elogiosos, padecem da incompreensão de ver, pois dizem que, apesar de nada relatar de extraordinário, senão os grandes poemas do protagonista, Jarmusch demonstra habilidade em interessar o espectador. Pois o problema destas observações está nas conjunções “apesar de” e “senão”: como se o analista fizesse concessões e exceções para bem ver a narrativa descarnada de Jarmusch.

Mas aquele assistente mais antigo, que viu florescer em sua melhor época o cinema de Jarmusch não se surpreende nem se incomoda: constata um grande retorno. O cineasta americano determinou seu estilo de filmar em três  filmes muito estimados nos anos 80: Estranhos no paraíso (1982), Down by law (1986) e Trem mistério (1989). Depois a força de seu cinema, ainda que mantivesse suas características de encenação, se foi esvaindo: parecia um pastiche de si mesmo. O que faz a grandeza de seu cinema nada tem com “apesar de”, “senão”; o extraordinário em Paterson é justamente o alinhavar do cotidiano, este andar da carruagem em que escrever poemas num caderno está lado a lado com a vida conjugal e frequentar um bar, em que dirigir um ônibus é tão importante quanto topar uma garotinha que lhe fala da admiração por Emily Dickinson, em que o patético da vida comum está tanto em atentar para o sofrimento e a desilusão amorosa dum rapaz negro num bar quanto em ouvir um jovem poeta japonês num banco da rua  perguntar sobre certos escritores antigos da cidade de Paterson, Nova Jérsei. Tudo se mistura, em idênticas tintas, para produzir a forma cinematográfica de Jarmusch, que adaptou ao mundo americano aquele encanto pela rotina que foi inventado pelo diretor japonês Yasujiro Ozu e aquele andar meio kafkiano de personagens que em determinada época exasperou o ritmo narrativo do alemão Wim Wenders. De minha parte, saúdo este retorno ao esplendor por parte de Jim Jarmusch: sem análises concessivas, pois ele traz tudo de que precisamos para ver bem em cinema.

 

(Eron Duarte Fagundes – eron@dvdmagazine.com.br)

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Eron Duarte Fagundes

Eron Duarte Fagundes

Eron Duarte Fagundes é natural de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, onde nasceu em 1955; mora em Porto Alegre; curte muito cinema e literatura, entre outras artes; escreveu o livro “Uma vida nos cinemas”, publicado pela editora Movimento em 1999, e desde a década de 80 tem seus textos publicados em diversos jornais e outras publicações de cinema em Porto Alegre. E-mail: eron@dvdmagazine.com.br

Linha
Todas as máterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantém você conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar você pode compartilhar suas preferências, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se já!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro