RESENHA CRTICA: Guardies da Galxia 2 (Guardians of the Galaxy Vol. 2)

Faz tempo que no assistia um blockbuster de aventura e ao com tanto humor, certamente influenciado por Deadpool, s que com censura mais leve

26/04/2017 23:59 Por Rubens Ewald Filho
RESENHA CRÍTICA: Guardiões da Galáxia 2 (Guardians of the Galaxy Vol. 2)

tamanho da fonte | Diminuir Aumentar

Guardiões da Galáxia 2 (Guardians of the Galaxy Vol. 2)

EUA, 17. 135 min.Direção e roteiro de James Gunn. Com Chris Pratt, Zoe Saldana, Dave Bautista, Vin Diesel (voz), Bradley Cooper (voz), Michael Rooker, Karen Gillan, Pom Klementieff, Elizabeth Debicki, Chris Sullivan, Sean Gunn, Tommy Flanagan, Laura Haddock, Sylvester Stallone, Kurt Russell.

Faz tempo que não assistia um blockbuster de aventura e ação com tanto humor, certamente influenciado por Deadpool, só que com censura mais leve. É verdade que o primeiro filme já era bastante divertido com o relativamente jovem diretor James Gunn (1970-),que tinha uma longa carreira no gênero terror (em geral com humor) como roteirista e produtor, vindo diretamente da produtora mais brega do gênero terror, a lendária mas pobre Troma e parece já ter assinado o terceiro capitulo desta série (os fãs supõem que Sylvester Stallone terá algo mais a fazer do que aqui, onde o destaque ficou com o menos famoso mas cult Kurt Russell,que voltou a moda com Os Oito Odiados e mais ainda com Velozes e Furiosos 8! Quem prestar atenção verá que ele é outro que sofreu o banho digital de juventude emprestado de segundo dizem Fuga de Nova York!).

Duas coisas me surpreenderam muito neste capítulo. Primeiro o fato de quebrar o recorde de cenas depois dos letreiros, apesar de temas variados e nem sempre astutos o suficiente. Mas são cinco motivos (cenas) para você não sair do cinema cedo demais! O outro detalhe que me parece mais importante é que não há tentativa de esconder que se trata de uma comédia assumida, de piadas quase sempre sucessivas e com todo o elenco envolvido (no pioneiro Deadpool, a censura maior equilibrava o humor com cenas violentas de ação e havia palavrões). Resta ver se o público irá embarcar neste gênero tão farsesco, quase circense (onde há mais palhaçada que ação) o que será um risco para os próximos capítulos (com certeza, vão querer algo parecido nos próximos filmes já que aqui abre-se uma porta também para os mais jovens espectadores, inclusive fazendo supor que o infantil Groot possa eventualmente se tornar um astro independente!). O Guardiões anterior rendeu 771 milhões de dólares (quinto da série da Marvel) e não estreou ainda nos EUA, só semana que vem, mas almeja de entrada cerca de 159 milhões de dólares de renda! Será que internacionalmente irá perder para Velozes e Furiosos 8 (o custo do filme seria 200 milhões!) ?

 Pode ser que seja apenas minha impressão, mas os heróis do primeiro filme deixaram de ser surpreendentes mercenários para virarem humoristas e não terem mais tantos segredos a revelar. Não me impressionou Zoe Saldana novamente como a mal humorada e verde Gamora que ainda tem que aturar sua irmã inimiga, Nebula (Karen Gillan). Rivais delas em fazer gracinhas estão Rocket (voz de Bradley Coper) e o mais duvidoso Baby Groot (Diesel) e naturalmente um campeão fortão de luta livre, Drax (Dave Bautista). Certamente que há batalhas espaciais, duelos, tiroteios, mas também o herói Peter Quill (será que só sou eu que simpatizo com a despretensão de Chris Pratt que nunca parece se levar a serio?). Aqui o maior conflito é quando ele conhece seu pai (o Kurt Russell, conhecido como Ego, na verdade um personagem muito antigo, ainda criado por Stan Lee e Jack Kirby há mais de 50 anos!). Junto com ele veio uma jovem tímida chamada Mantis (Pom).

Ainda insatisfeito pretendo assistir novamente este Guardiões (e em Imax de que não abro mão) e confirmar a impressão de boa diversão.

Linha
tamanho da fonte | Diminuir Aumentar
Linha

Sobre o Colunista:

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho jornalista formado pela Universidade Catlica de Santos (UniSantos), alm de ser o mais conhecido e um dos mais respeitados crticos de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veculos comunicao do pas, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de So Paulo, alm de HBO, Telecine e TNT, onde comenta as entregas do Oscar (que comenta desde a dcada de 1980). Seus guias impressos anuais so tidos como a melhor referncia em lngua portuguesa sobre a stima arte. Rubens j assistiu a mais de 30 mil filmes entre longas e curta-metragens e sempre requisitado para falar dos indicados na poca da premiao do Oscar. Ele conta ser um dos maiores fs da atriz Debbie Reynolds, tendo uma coleo particular dos filmes em que ela participou. Fez participaes em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minissries, incluindo as duas adaptaes de “ramos Seis” de Maria Jos Dupr. Ainda criana, comeou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, alm do ttulo, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informaes. Rubens considera seu trabalho mais importante o “Dicionrio de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977 e agora revisado e atualizado, continuando a ser o nico de seu gnero no Brasil.

Linha
Todas as mterias

Efetue seu login

O DVDMagazine mantm voc conectado aos seus amigos e atualizado sobre tudo o que acontece com eles. Compartilhe, comente e convide seus amigos!

E-mail
Senha
Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado?

Bem vindo ao DVDMagazine. Ao se cadastrar voc pode compartilhar suas preferncias, comentar ou convidar seus amigos para te "assistir". Cadastre-se j!

Nome Completo
Sexo
Data de Nascimento
E-mail
Senha
Confirme sua Senha
Aceito os Termos de Cadastro