ATRÁS DAS LINHAS INIMIGAS (Behind the Enemy Lines)
Com: Owen Wilson, Gene Hackman, Joaquim de Almeida, David Keith. Direção: John Moore Gênero: guerra/ação Duração: 90 minutos. Produção: 2001. EUA. Distribuidora: FOX HOME Legendas: Inglês, Português e Espanhol Áudio: inglês em DTS, 5.1, português e espanhol em Dolby Surround 2.0. Vídeo: widescreen anamórfico 2.35. Região 4.
Sinopse

O tenente Chris Burnett (Owen Wilson) é um grande aviador naval, mas está frustado com a geopolítica que o mantém afastado daquilo que ele mais sabe fazer: pilotar caças F/A-18 Superhornet em combate. Para o almirante Reigart (Gene Hackman), Burnett ainda não aprendeu o que realmente significa ser um soldado. "Estamos só observando, em vez de lutar", rebate o tenente. Durante uma missão de reconhecimento, Burnett fotografa algo que ninguém deveria ver e é atingido. Detido atrás das linhas inimigas, ele luta para sobreviver a uma incansável perseguição da polícia secreta e a inúmeras tropas hostis. À medida que o tempo vai se escoando, Reigart decide deixar de lado as regras do mundo rigidamente controlado em que opera e arriscar a sua carreira numa missão de resgate desesperado para salvar a vida de um soldado.

Comentário

Seguindo o chavão das últimas produções cinematográficas que envolvem conflitos bélicos (FOMOS HERÓIS - 2002 e FALCÃO NEGRO EM PERIGO - 2001) "nenhum homem será deixado para trás" representa bem o sentimento patriota depois dos acontecimentos de 11 de setembro, cujos escombros foram revirados atrás de corpos até a última migalha. Em ATRÁS DAS LINHAS INIMIGAS, porém, temos um filme mais descartável, sem se aventurar no terreno de fatos reais como os citados anteriormente. O diretor, quase estreante, abusa - sem constrangimento - das 'inovações' trazidas de outras produções que marcaram o último período Hollywoodiano.

A fotografia cor cinzenta, com tons azulados, além da câmera de mão próxima demais da ação, quase documental, está em RESGATE DO SOLDADO RYAN. Aquele efeito 'bullet' de MATRIX é (muito bem) utilizada numa cena de deslocamento do ar quando um soldado pisa numa mina e segue numa sequência de tirar o fôlego! Momentos que a trilha sonora se sobressai às imagens (repassadas em câmera lenta) é fiel às cenas bucólicas de ALÉM DAS LINHAS VERMELHAS. E muitos outros planos em câmera lenta estão nos filmes do diretor do momento, JOHN WOO.

É um grande filme, sob o aspecto do seu interesse principal: ação. Desde RAMBO e COMANDO PARA MATAR, aonde surgiu o conceito de 'exército de um homem só', não tivemos um produto tão bom!

Informações Especiais - Extras

Este DVD foi lançado primeiramente só para locação, sem nenhum extra.

Novamente no mercado, temos os seguintes extras:

- FEATURETTE: "Por Trás das Câmeras" (5min.45) - na verdade, temos muitos depoimentos, desde o diretor até dos produtores. Entre as entrevistas, há citações do dia 11 de setembro. Há cenas de testes militares (pré-produção). LEGENDADO.

- CENAS ESTENDIDAS E EXCLUÍDAS - há 5 cenas estendidas ("Sequência Original de Abertura", "Decolagem", "Valas Cheias de Corpos", "Hac" e "A Morte do Rastreador") que valem a pena se deter nelas. Logo na abertura deste menu tem um aviso que a censura é de 17 anos, sendo que o filme é aconselhável para maiores de 12 anos. Portanto, vocês verão cenas bem mais fortes, com mortes à queima-roupa entre outros ingredientes interessantes na visão do diretor. As cenas têm LEGENDAS, exceto a opção dos comentários do diretor e editor em áudio. Uma curiosidade: na capa está impresso cenas "extendidas"... erro crasso de português não repetido no menu...

As cenas EXCLUÍDAS são apenas 2 ("Créditos Finais - sequência original" e "Reigert Perde seu Comando"). LEGENDADAS, porém os comentários não são.

- PRÉ-VISUALIZAÇÃO DA CENA DA EJEÇÃO DO ASSENTO - este extra não está informado na caixa do DVD. É a sequência completa da fuga do avião de ser atingido por mísseis através de storyboards, animação digital e desenhos. Tem 5min.25 e está LEGENDADA, exceto os comentários em áudio (opcionais).

- COMENTÁRIOS EM ÁUDIO: 2 CANAIS: dos produtores e do diretor + editor. Sem legendas.

Críticas ao DVD

Assisti a este filme no cinema e logo que sai pensei: este DVD deverá ser ótimo! Não chega a tanto, pela ausência de um making of mais completo. Porém, a qualidade da imagem e áudio está ótima. A opção DTS era indispensável. Apesar da ausência de legendas nos comentários em áudio, o gol-contra mesmo é a omissão da caixa do melhor extra do DVD: a pré-visualização da cena da ejeção do assento. De resto, imperdível.

Comentários - Sobre o filme (por Marão)

Vamos esquecer o exacerbado patriotismo americano, sempre presente em filmes de guerra, às vezes de forma irritante. Neste filme, a mensagem é: americanos não deixam um soldado para trás (ainda que outros tenham que morrer...). Trata-se de um filme de guerra, com uma estória até original. Um avião americano está fazendo um vôo de reconhecimento, quando é abatido, por ter fotografado o que não devia, tendo dois tripulantes ejetado e caído "atrás das linhas inimigas".

A partir disto, o herói passa a correr e lutar por sua vida, esperando um resgate - se é que ele vem... O filme é bastante agitado, com muita ação, explosões, tiroteios. Não é nem um pouco parado. No entanto, mesmo sendo original em alguns movimentos de câmera, há diversas técnicas copiadas de filmes como Matrix e Missão Impossível (mas ultimamente, quem não tem copiado esses filmes?). Também não há como deixar de se notar que, neste filme, há um pouco do "Comando para Matar", nas cenas em que um exército fortemente armado corre atrás do herói, mas não são capazes de acertar um só tiro... um pouco exagerado, mas nada que comprometa a estória.

A fotografia chama a atenção, sendo muito bonita. Numa cena ou outra, é a trilha sonora que se destaca. Em resumo, para quem gosta do gênero guerra, ou de filmes de ação e tiroteio, eis uma boa sugestão. Acho que a nota de 6,2 do site IMDB está um pouco baixa.

Por  Marcelo Hugo da Rocha      


Seu comentário
 

Nome:

Autorizo a publicação.
  Email: Não autorizo.